Drenagem Linfática Manual - DLM

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014 0 comentários


Que Drenagem Linfática Manual (DLM) é tudo de bom, todo mundo sabe. Que tal aprofundarmos sobre o assunto hoje?? Vamos lá!!

A drenagem é uma técnica que eu AmOO de paixão  ♥ e muito, muito eficiente mesmo!!

Trata-se de uma técnica de compressão manual dos tecidos, que utiliza pressões intermitentes e tem como objetivo aumentar o fluxo da circulação linfática para tratamento de disfunções estéticas, patologias e do edema intersticial. Hãn???? Não entendeu nada?? Vamos conhecer o sistema linfático!

O sistema linfático foi durante séculos o mais desconhecido dos sistemas do organismo.




O corpo humano é composto abundantemente por líquidos, cerca de 40 litros  (57% do peso total) em um indivíduo médio. Deste total aproximadamente 25 litros  estão no meio intracelular, 12 litros no meio intersticial e no plasma sangüíneo a quantidade é em torno de 3 litros.

É um sistema paralelo ao circulatório, constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos),  linfa (líquido que circula no sistema), órgãos linfáticos (amígdalas, baço, timo etc.), que se distribuem por todo o corpo ajudando a transportar/drenar substâncias e toxinas por todo o organismo. 

O principal efeito da drenagem é a melhora da circulação, e consequentemente, da oxigenação e nutrição dos tecidos. CERTO??? Certo!!!

Agora que já compreendemos mais o sistema linfático, vamos às perguntas e dúvidas mais frequentes em relação à drenagem linfática manual.

Muuuita gente, muita gente meesmo confunde a DLM com a massagem modeladora (inclusive algumas aplicadoras da técnica. Pode isso??? Não, né!!) Não tem nada de parecido com as duas. ainda vou fazer um post sobre a diferença (gritante) entre as duas. Mas enquanto isso, a principal diferença é a finalidade e a pressão aplicada na técnica. A massagem modeladora usa uma pressão forte e movimentos rápidos, muitas vezes marcada por dores e hematomas (não é bom e nem normal que ocorra), já a drenagem é suave e NÃO deixa hematomas. 

Uma dúvida bastante frequente: a drenagem linfática  é um método desenvolvido para celulite??? NÃO!!! 

Desde a sua criação, pelo biólogo dinamarquês Emil Vodder e sua esposa Estrid Vodder, a drenagem linfática manual tornou-se um dos principais pilares no tratamento do linfedema  (inchaço de uma parte do corpo, mais comum nas extremidades -braço ou perna, devido a uma acumulação do fluido linfático no tecido intersticial)

Mas por que a drenagem ajuda no tratamento da celulite????  

Sabe-se que a celulite é um alteração no tecido da pele, que piora e faz com que a célula retenha mais líquido, diminuindo a irrigação sanguínea no local e consequente perda de fibras de colágeno, resultando no aspecto 'casca de laranja'. 

A drenagem atua na prevenção e melhora da celulite porque a técnica é destinada a drenar/transportar substâncias e toxinas pelo organismo. Então, se a celulite possui retenção e acúmulo de líquido, a drenagem ajuda a retirar esse líquido em excesso do organismo, colaborando assim para a melhora no aspecto 'casca de laranja'. 


Indicações

Devido à sua potente função de 'drenar', ela é indicada para qualquer caso em que o edema (inchaço) esteja presente! Exemplos: 

- Linfedema;
- Pré e pós-operatório de cirurgias plásticas;
- Celulite;
- Varizes;
- Tecido edemaciado;
- Gestação;
- Sensação de cansaço e inchaço nos menbros.

Contraindicações

- Cancêr;
- Trommbose;
- Febre;
- Inflamações e infecções agudas;
- Processos viróticos;
- Insuficiência renal.















0 comentários:

Postar um comentário