Cuidados Pré e Pós-operatórios da Lipoaspiração

quarta-feira, 4 de junho de 2014 1 comentários
Quero fazer uma Lipo, e agora???



Ontem enquanto falava sobre FIBROSES → AQUI ← prometi falar também sobre os cuidados pré e pós operatórios que auxiliam na obtenção de sucesso nos resultados de uma cirurgia plastica como a lipoaspiração. 

É claro que se você já está decidida(o) a realizar o procedimento, já recebeu a maioria (se não todas) das orientações que aqui serão faladas (pelo menos em relação ao pré-operatório). Agora você que está na dúvida, se opera ou não, quando se decidir, já vai saber um pouquinho mais desses cuidados. Vamos lá???

Depois de escolhido a dedo o seu cirurgião, você deve tirar TODAS as dúvidas (inclusive as que você pensa que são super bobas) em relação ao procedimento. É importante lembrar também que essa rotina pré-operatória é estabelecida pela equipe cirúrgica e pode ser alterada em cada caso em particular. Pergunte TUDO, SEMPRE!

Os cuidados pré-operatórios mais comuns são: 


• Interromper o hábito de fumar por 30 dias antes e por 30 dias após a cirurgia. O fumo é CONTRAINDICAÇÃO FORMAL de cirurgia de Lipoaspiração.
•  Jejum absoluto a partir de meia-noite do dia anterior à cirurgia, nem mesmo líquidos.
•  Lavar o corpo na noite anterior com sabão antisséptico ou neutro infantil.
•  A região a ser operada deve estar totalmente limpa e seca no dia da cirurgia sem qualquer produto sobre a pele.
•  Não tomar líquidos que contenham excitantes do sistema nervoso como cafeína ou similares.
•  Não tomar sedativos, calmantes ou similares de origem farmacêutica sem ordem médica.
•  Não tomar aspirina, aas, ou similares em hipótese alguma 30 dias antes e 30 dias depois da cirurgia.
•  Manter medicação para Hipertensão Arterial Sistêmica conforme recomendação do Cardiologista.
• Levar o modelador específico, de acordo com o pedido do seu cirurgião.
• Programar suas atividades sociais, domésticas ou escolares, de modo a não se tornar indispensável a terceiros, por um período de aproximadamente 2 semanas.
• Passar no corpo Arnica (Minha vó adora uma arnica. Aqui em casa não falta nunca! Rsrsrs) ou tomar Arnica C-30 homeopática, 12gts de 4/4hs a partir do momento da decisão da cirurgia. (Só tome se o médico prescrever)
•  Fazer drenagem linfática pré-operatória pelo menos duas semanas antes da cirurgia, no mínimo 2 sessões por semana.   Na minha visão como fisioterapeuta, essa é uma prescrição de extrema importância (que nem todos os médicos recomendam), pois tem o papel de “desintoxicar”, estimular o organismo e ativar a circulação sanguínea (um organismo desintoxicado reage melhor);

Hematoma pós Lipoaspiração

Cuidados pós-operatórios:


Como já falamos ontem também, o pós-operatório e tão importante quanto a cirurgia em si. E se o pós-operatório for mal executado, toda a cirurgia pode ser colocada em risco.

•  Os pontos (se tiverem sido dados) são retirados entre o 7.º e o 14.º dia;
•  Deve usar uma cinta elástica compressiva, que é colocada após a realização do procedimento, ainda na sala de cirurgia. Esta cinta deve ser utilizada entre 30 a 40 dias, podendo ser retirada somente quando tomar banho. A cinta elástica tem uma função modeladora, reduzindo o edema (inchaço), através de leve compressão e tem como objectivo manter imóvel a área submetida à lipoaspiração, enquanto a pele e as áreas lipoaspiradas vão sofrendo uma retração progressiva dos tecidos até se adaptarem à nova forma. Assim, depois do período de utilização indicado, poderá ser usada somente à noite, para dormir, por um período que pode variar de 30 a 60 dias, dependendo da evolução do paciente. O modelo de cinta que está indicado depende da área lipoaspirada;
•  É indiscutível a drenagem linfática, pois é útil na redução do inchaço e hematomas, na prevenção de fibroses e da acumulação de líquidos debaixo da pele e na prevenção de eventuais irregularidades, podendo ser necessário diversas sessões no primeiro mês (Geralmente 1 sessão por dia, todos os dias, durante 20 dias e depois é realizada de 2 a 3 vezes por semana). Normalmente, tem início após o quarto, quinto dia do pós-operatório. A maior parte do inchaço desaparece após dois meses de pós-cirúrgico. Um edema residual pode permanecer até seis meses e, em alguns casos, até um ano;
• O paciente deve guardar repouso absoluto por aproximadamente 15 dias (depende da orientação médica), e deve voltar ao poucos com suas atividades laborais, porém sem nenhum esforço físico (como dirigir, por exemplo) durante 30/40 dias. Se você não gosta de depender de terceiros, aí está o problema! Rsrsrs.
•  A exposição solar está proibida nos primeiros três meses e deve ser utilizado um protetor solar FPS 30 ou maior nas cicatrizes, para que não fiquem escuras devido à exposição aos raios solares.

No maaais é isso! Estou à disposição para esclarecimentos. E se por acaso eu não falei da sua dúvida aqui, fique a vontade para questionar.

Mil beijos, Marcella ♥

1 comentários:

Postar um comentário