Fibrose pós cirurgia plástica

quarta-feira, 4 de junho de 2014 0 comentários
E o assunto de hoje é: FIBROSE!  Uma palavra muito temida por quem faz cirurgia plástica, principalmente a lipoaspiração.



A fibrose é lembrada e associada a resultados insatisfatórios, complicações ou sequelas.
Mas afinal, o que realmente é??? A fibrose nada mais é do que uma cicatrização intensa do tecido lesado, onde houve edema (inchaço) e agressão e a sua aparição no pós-operatório pode ocorrer em maior ou menor grau. 

Isso acontece porque proteínas são acumuladas de forma crônica atrapalhando o funcionamento dos fibroblastos (responsáveis pela cicatrização), que passam a trabalhar em excesso produzindo acúmulo de colágeno, levando a repuxamento e dor, além de ondulações, que são a principal queixa por levar a uma aparência desagradável na região acometida. Quanto maior a quantidade de gordura aspirada, maior a probabilidade do aparecimento da fibrose. 

Muitos pensam que o resultado de uma lipoaspiração depende só da habilidade do médico. É obvio que é de extrema importância eleger um bom profissional, porém o paciente vai ser diretamente responsável por uma boa parte dos resultados do procedimento.


  Em outro post vou falar dos cuidados pré e pós-operatórios para auxiliar no sucesso dos resultados de uma cirurgia plástica, como a lipoaspiração


 Tão importante quanto a responsabilidade do paciente, são os cuidados pós-operatórios. Uma cirurgia bem feita seguida de um pós operatório mal feito pode estragar os bons resultados. É necessário prestar muita atenção no processo de cicatrização para evitar a fibrose. 

Depois de formada, o tratamento para amenizar a fibrose é longo. Por isso, tão importante quanto eleger o médico, é escolher o profissional que vai se ocupar do seu pós-operatório.

 Esse assunto deve ser levado em consideração na hora de orçar sua cirurgia, o que nem todo mundo faz! Todos devem estar preparados para surpresas de última hora. Tem que haver economias para realizar não só a cirurgia, mas sim todo o procedimento, inclusive o pós-operatório. Não faça seu pós-operatório com qualquer pessoa e não procure apenas valores! Fica a dica! 

Mil beijos, Marcella ♥

0 comentários:

Postar um comentário