Luz Intensa Pulsada (IPL)

domingo, 16 de março de 2014 1 comentários
Luz intensa pulsada, IPL, LIP, ou simplesmente luz pulsada! O procedimento caiu nas graças de nós mulheres e de muuitos homens por aí. O motivo? São váarios!!! Preço acessível, onde o mesmo equipamento pode ser utilizado para tratar vários problemas da pele, além de ser rápido, quaaase indolor, eficaz e seguro (quando utilizado de maneira correta por profissionais habilitados). 



O que a Luz Pulsada trata??


A Luz pulsada é indicada para: rejuvenescimento (atenuando rugas e linhas de expressão), tratamento de manchas na pele, acne e depilação permanente (atualmente a função mais procurada).

O que a Luz Pulsada faz? Como ela age?


A Luz Intensa Pulsada (LIP) é uma tecnologia que emite luz com diferentes comprimentos de ondas, atingindo, assim, vários tipos de alvo como a melanina (dos pelos, sardas e manchas escuras) , os vasos sanguíneos (microvazinhos da face, pescoço e colo) e o colágeno. Portanto pode ser utilizada para vários tratamentos. A luz emitida na pele gera calor, atinge a cor vermelha dos vazinhos e a cor escura da melanina dos pelos e manchas, eliminando-os posteriormente, estimula e remodela o colágeno mantendo a superfície da pele intacta.

Flashes de luz emitidos pelo aparelho são depositados na pele, com o intuito de enfraquecer e posteriormente destruir o folículo piloso (onde nascem os pelos), nos casos de depilação.

Luz Pulsada x Laser


A pergunta mais frequente que recebo no consultório é: Qual a diferença entre LASER e LUZ PULSADA? Vamos lá! O laser emite luz com um único comprimento de onda, em um único feixe, fazendo com que o aparelho trate uma região menor, e por isso é mais agressivo, dói e acaba eliminando o pelo mais rápido, além de ser bem mais caro.

Já a Luz Pulsada, por ser capaz de emitir luz com diferentes cores e comprimentos de onda, permite tratar uma região maior, uma variedade de problemas praticamente sem dor e muito mais em conta financeiramente. Por tratar uma região mais ampla, os pêlos podem demorar um pouco para reduzir e o procedimento é menos demorado. Por exemplo, se com 4/5 sessões de laser você consegue estacionar o crescimento dos pelos, na luz pulsada você precisará de 6/8 sessões (cada caso é um caso) para obter um resultado semelhante. Mas compensa??? A resposta é sim!!! Primeiramente pela questão financeira (a luz pulsada é mais barata) e depois pelo desconforto provocado! 


O procedimento é DEFINITIVO?


A resposta é NÃO! Ãnh? Como assim?? Isso meesmo! Nenhum procedimento de remoção de pelos é definitivo!! Nem o laser, nem a luz pulsada.

Nosso organismo produz novas células todos os dias, então, não tem como! Mais cedo ou mais tarde alguns pelos aparecerão. E se eles aparecem, não podemos falar que é definitivo, certo? Certo! haha.

O que muita gente não fala é que quase mais importante que o tratamento, é a manutenção! Após as sessões para a remoção, é necessário que se faça a manutenção para conseguirmos manter o resultado da pele lisinha. A mesma pergunta: Compensa???? E a mesma resposta: Compensa muito! Vamos lá.. Você depila com cera praticamente todo mês, sentindo aquela dor horrorosa e no mês seguinte os pelos estão lá, do mesmo jeito, com a luz pulsada não, a tendencia é só diminuir. Vou colher depoimentos das minhas pacientes e colocar aqui pra vocês depois. O que eu mais escuto é: "Menina, isso é um alívio, porque eu não descobri isso antes??" Juro que é assim!! 


Avaliação e contraindicações


Antes da realização do procedimento é necessário que se faça a avaliação para determinar se não há nenhuma contraindicação ao procedimento.

O terapeuta deverá ser informado sobre o uso continuo ou recente de medicações tais como Isotretinoína (roacutan), anti-inflamatórios, anticoagulantes, antibióticos e etc, pois devera analisar cada caso e as medidas a serem tomadas.
Doenças como herpes simples, vitiligo, doenças de coagulação sanguínea, doenças auto-imune (exemplo Lúpus), infecções, amamentação, devem ser relatadas ao terapeuta. Gravidez e pele bronzeada são contraindicações absolutas.


Cuidados após a aplicação

Por mais que seja um procedimento rápido, seguro e eficaz, existem algumas orientações que precisam ser seguidas, para que haja sucesso no tratamento. 

Após a sessão e durante todo o tratamento, o paciente deve fazer uso do protetor solar (nenhuma novidade,  né, visto que sabemos da importância do uso do protetor todos os dias da nossa vida! AQUI!!), com FPS mínimo de 30. 

O paciente não deve se expor ao sol por longos períodos (por isso muitos recomendam fazer o procedimento no inverno), mesmo com protetor solar; tipo praia, piscina no fim de semana, clube e outros. 

Em peles mais sensíveis, é melhor que não se pratique atividade física por 24 horas, afim de evitar qualquer irritação provocada pelo suor ou aumento da circulação. 

**O maior cuidado mesmo deve ser tomado ao  iniciar um tratamento como esse. Procure um lugar de confiança, onde se sinta seguro, isto deve ser sua primeira preocupação. A questão financeira é relevante, claro, maaas, as vezes você vai gastar o dinheiro que não utilizou para ir em um bom lugar, tentando curar sua "dor de cabeça". Rsrsrs. Afinal, você poderá ficar com algumas manchas não muito bonitas! 

Ainda restam dúvidas sobre o procedimento??? Deixe seu recadinho, terei todo o prazer do mundo em responder vocês. Ou então, envie seu email para: dra.marcellalg@hotmail.com.

Bom restinho de domingo!! Um beijo enorme.. ♥




1 comentários:

Postar um comentário