Bronzeamento, eis a questão!

sábado, 15 de março de 2014 0 comentários


  Quem acompanhou os noticiários deve ter visto a notícia de 13 mulheres que tiveram queimaduras sérias pós sessões de  bronzeamento   numa clínica em Jataí, a 350 quilômetros de Goiânia. 

 Você sabe tudo sobre  bronzeamento???


   Muitas mulheres procuram métodos para acelerar o bronzeado e para obter a pele mais bronzeada  partem para métodos arriscados, que podem causar sérias lesões, e a longo prazo em até câncer de pele.

    Um dos métodos mais procurados era o bronzeamento artificial, feito em câmaras de bronzeamento em clínicas de estética, procedimento que desde 2010 passou a ser proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

    Com essa proibição, as clínicas de estética passaram a buscar novas alternativas para proporcionar uma pele mais bronzeada para suas clientes, como por exemplo, o bronzeamento natural.
  Trata-se de um procedimento que pretende escurecer a pigmentação da pele por meio da exposição aos raios solares, intensificado por meio de um produto chamado acelerador de melanina apropriado.
 A cliente fica exposta ao sol em um curto período de tempo, mas os resultados são intensificados pelo acelerador de melanina, obtendo um resultado equivalente a um dia inteiro de praia. Vale lembrar de que o esteticista aplica além do acelerador, filtro solar com fator de proteção mínimo de 30, e a paciente se expõe ao sol em horários de baixa incidência de raios solares, ou seja, entre às 8h00 às 10h00 da manhã e entre às 16h00 às 18h00.

    O  bronzeado de uma pessoa depende da capacidade da pele em produzir melanina (responsável pela pigmentação), um fator ligado à tonalidade natural. “Não existe qualquer substância milagrosa que garanta o bronzeado imediato. Quem é de pele branca não vai se bronzear nunca. Não adianta querer inverter a ordem natural. (Tomar) sol de maneira exagerada é nocivo, mas de maneira correta também pode ser muito bom.
   Para quem pretende aderir a esse método de bronzeamento, é muito importante verificar a idoneidade do estabelecimento, se os profissionais são especializados e se os produtos são aprovados pela Anvisa.

    Isso é muito importante, já que este  acontecimento ocorrido em Jataí  expõe os riscos que as pessoas podem ter com a pele quando são submetidas ao bronzeamento natural em estabelecimentos que atuam de forma irregular.

    Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional Goiás (SBD-GO), a entidade não recomenda quaisquer formas de bronzeamento artificial ou natural, incluindo aqueles em que a pessoa se expõe ao sol utilizando fórmulas caseiras sem devida proteção. “Danos irreversíveis podem acontecer, entre eles a fotodermatose, reações alérgicas e até câncer da pele” afirma, em nota, a SBD-GO

   Dessa forma, todo cuidado é pouco na hora de escolher um estabelecimento onde pretenda fazer o bronzeamento natural. Além dos cuidados citados acima, procure indicações de amigas e parentes, que já fizeram o procedimento e ficaram satisfeitas com o resultado. Vale lembrar de que não se deve buscar resultados imediatos, já que a pele necessita de um tempo mínimo para se recuperar das exposições aos raios solares.





 





 


0 comentários:

Postar um comentário